Produção: Pawer martins, Júnior Braga, Felipe Cortez, Andre Mardock e Felipe Negidio (2024), 25 min
História de resistência de mais de 100 anos de uma comunidade que está às margens da Baía no centro de Belém. Uma história contada pelos seus moradores.
Quilombo do Abacatal – Liberdade para quem?
Produção: Andreza Dias, Marcelo Dias e Yris Soares (2024), 15 min
Em meio à diversidade do Brasil revelada pelo Censo, a comunidade quilombola do Abacatal, no Pará, enfrenta a ameaça da construção da Rodovia Liberdade. Uma luta por reconhecimento e direitos que se choca com a realidade da destruição. A obra retrata a história de lideranças do território: Maria, Makini e Raimundo, pai e filhas que têm suas vidas atravessadas pela violência dos grandes empreendimentos. Um documentário que explora o conflito entre desenvolvimento, o dito “progresso” e preservação na Amazônia, sob a ótica da comunidade quilombola do Abacatal.
A Luta e Resistência dos Quilombolas do Abacatal
Direção: Diana Dias (2023), 12 min
O documentário retrata o conflito socioambiental existente entre a comunidade quilombola do Abacatal e o Aterro Sanitário de Marituba. Resultado da dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Diana Dias, a autora diz que: “A Comunidade Quilombola do Abacatal tem resistido secularmente contra todos os tipos de ataques ao seu território e como foi demonstrado na presente pesquisa este Grande Projeto Urbano tem causado diversos transtornos para a população de Abacatal“. Frisa ainda que: “a mobilização frente aos impactos sofridos é essencial para que essa comunidade consiga resguardar os seus direitos e garantir a sua existência enquanto população tradicional”.