Grupo de Pesquisa
O grupo de pesquisa sobre os Grande Projetos na Amazônia (GPA) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui em sua composição um corpo docente e discente de variada formação acadêmica, o que permite exercitar a prática interdisciplinar.
Os danos, riscos e conflitos socioambientais tanto na sua dimensão urbana quanto em escala regional são analisados sob uma perspectiva crítica. Discute-se a relação entre recursos naturais e desenvolvimento local com enfoque na gestão ambiental.
O objetivo é compreender criticamente os grandes projetos na região amazônica. Para tal o grupo atua no campo da teoria crítica numa perspectiva interdisciplinar envolvendo áreas do conhecimento como Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Naturais, além do diálogo com o saber tradicional (diálogo de saberes).
Linhas de pesquisa:
1- Grandes Projetos Urbanos ( GPU) – Professor coordenador: André Farias (Cientista Social, Dr. em Desenvolvimento Socioambiental)
Esta linha de pesquisa tem como objetivo problematizar os Grandes Projetos Urbanos, identificando as transformações e contradições produzidas por estes no território imbricado as cidades amazônicas, particularmente no aspecto socioambiental. Os resultados das pesquisas desenvolvidas buscarão atualizar a discussão teórica acerca dos Grandes Projetos na Amazônia, assim como enfatizar a dimensão urbana e sua interação com os demais ecossistemas.
2-Danos e Riscos Socioambientais – Professora coordenadora: Profa. Sildiane Cantanhede (Bióloga, Dra. em Ecologia Aquática e Pesca)
As atividades antrópicas, especialmente os grandes projetos, geram diversas modificações ambientais, sociais e econômicas. A degradação ambiental aumenta a vulnerabilidade e suscetibilidade a danos e riscos socioambientais. Dessa forma, esta linha de pesquisa tem como objetivo a análise de danos e riscos ecológico e socioambiental derivados de grandes projetos na Amazônia, para contribuir no monitoramento de riscos e prevenção de desastres naturais. Os temas abordados nessa linha são: danos socioambientais de grandes projetos na Amazônia; precaução e prevenção de riscos na Amazônia; grupos socialmente vulneráveis e risco ambiental, dentre outros.
3- Conflitos Socioambientais – Prof. Coordenador: Daniel Sombra (Geógrafo, Dr. em Geografia)
Esta linha organiza as pesquisas acerca dos conflitos socioambientais, compreendidos como consequências da forma desigual de apropriação dos recursos naturais e distribuição ecológica assimétrica dos danos e riscos dos Grandes Projetos. Assim, comunidades tradicionais e urbanas se organizam e lutam para combater a degradação ambiental e a exposição aos riscos em seus territórios. Os temas relacionados são: relações de poder assimétricas; direitos de propriedade e formas de participação na gestão dos recursos naturais; práticas e discursos dos Grandes Projetos.
