Jovens Educadores Ambientais (JEAM)

Preparação para oficina de racismo ambiental - Comunidade Vila da Barca
SOBRE O PROJETO

O projeto nasce com um propósito claro: ampliar o conhecimento crítico das juventudes que vivem nas periferias da Região Metropolitana de Belém (RMB), especialmente aquelas impactadas pelos Grandes Projetos Urbanos. Muitos jovens dessas áreas enfrentam no dia a dia os efeitos dos danos e riscos socioambientais, mas ainda não têm acesso a informações que ajudem a compreender, questionar e transformar essa realidade.

Nosso diferencial está em colocar os jovens como protagonistas desse debate. Trabalhamos diretamente com as juventudes periféricas, discutindo temas como justiça ambiental, direitos humanos, e os impactos dos grandes empreendimentos em seus territórios. Queremos contribuir para uma formação crítica, que fortaleça a defesa de seus direitos e da sua própria comunidade.

OBJETIVOS

Promover a formação de jovens da RMB em Educação Ambiental Crítica, preparando-os para refletir, agir e resistir frente aos impactos dos Grandes Projetos Urbanos.

ATIVIDADES
  • Oficinas de formação para debater danos, riscos e alternativas aos Grandes Projetos Urbanos;
  • Palestras temáticas, definidas junto com lideranças comunitárias, para contextualizar os problemas enfrentados nos territórios;
  • Criação de materiais pedagógicos, como cartilhas, vídeos, documentários e cursos, garantindo a continuidade da formação dentro das próprias comunidades.
Diagnóstico participativo de danos e risco da macrodrenagem do Tucunduba - Escola Dr. Celso Malcher
METODOLOGIA
O projeto se baseia em duas abordagens principais:
 
  • Educação Ambiental Crítica – Inspirada por pensadores como Enrique Leff e Paulo Freire, promove o diálogo entre saberes acadêmicos e populares. Uma reflexão sobre os efeitos dos grandes projetos e fortalecimento das lutas por justiça ambiental.
  • Ecologia Política Urbana – Aborda os conflitos, danos e riscos socioambientais que emergem das relações desiguais entre o poder público, empresas e comunidades. Uma compreensão crítica das transformações nos territórios e seus impactos. 
  • Participação e construção coletiva – As atividades são construídas em conjunto com os grupos de jovens, comunidades e movimentos sociais.

Espera-se com o projeto a formação de jovens líderes conscientes e engajados com as causas socioambientais de seus territórios, fortalecendo  a cidadania ambiental nas comunidades afetadas e apoiando tecnica e politicamente  associações, ONGs e centros comunitários na luta por direitos e por um futuro mais justo e sustentável.